Símbolos

Símbolos Municipais

LEI ORGÂNICA MUNICIPAL

Art. 5º.      São símbolos do Município, a bandeira, o hino e o brasão estabelecidos em lei, representativos de sua cultura e história.

Hino Oficial do Município

O Hino Oficial do Município de São Bento Abade foi oficializado pela Lei Ordinária nº 1.093/2019.

 

Bandeira e Brasão de Armas

A Bandeira e o Brasão do Município foram criados pela Lei Ordinária nº 420/1998, a qual traz toda a interpretação da composição desses símbolos.

Bandeira: Art. 2º. A Bandeira Municipal de São Bento Abade, Estado de MG, será esquartelada em cruz, sendo os quartéis verdes constituídos por 04 (quatro) faixas brancas carregadas de sobrefaixas vermelhas, dispostas duas a duas no sentido horizontal e vertical e que partem de um círculo branco central, onde o Brasão Municipal é aplicado.

Brasão: Art. 3º. O Brasão de armas do Município de São Bento Abade, Est. de MG, é um escudo sarmnito encimado pela coroa mural de seis torres, de argente; em campo de argente (prata) posto em abismo o símbolo da ordem de São Bento, de goles vermelho rosado circundado de sable (negro esmaltado) e com letras de argente; bordadura de sinopla verde carregada de quatro engrenagens e quatro buzinas de caça, estilo boiadeiro, tudo em galdes alternada, figurando as engrenagens acantonadas, com suportes, à direita, uma cana de milho ao natural e à esquerda um galho de café frutificado, também ao natural, entrecruzados em ponta, sobre os quais sobrepõe um listel de goles, contendo em letras argentinas o topônimo “São Bento Abade”.

Hino Oficial de São Bento Abade

INTERPRETAÇÃO DO BRASÃO DE ARMAS

Abaixo, a interpretação do Brasão de Armas do Município, nos termos do § 1º, do art. 3º, da Lei Ordinária nº 420/1998.

§ 1º. O Brasão descrito neste artigo, em termos de heráldica, tem a seguinte interpretação:

O Escudo Samnítico

a) O escudo sarmnítico usado para representa o Brasão de Armas de São Bento Abade, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal, por influência francesa, herdado pela heráldica brasileira com evocativo da roça colonizadora e principal formadora de nossa nacionalidade;

A Coroa Mural

b) A coroa mural que o sobrepõe é o símbolo universal dos Brasões de domínio que, sendo de argente (prata), de 6 (seis) torres, das quais apenas quatro são visíveis em perspectiva no desenho, classifica a cidade representada na terceira grandeza, ou seja, sede do município;

O Metal

c) O metal argente (prata) do campo do escudo, simboliza a paz, progresso, amizade, trabalho, religiosidade e pureza;

O Embrema

d) em abismo (centro ou coração do escudo), o emblema da Ordem de São Bento, de goles (vermelho), constituído de um círculo enfeixando ao centro uma cruz flordelizada que, em cada uma das quatro partes, formadas pelos ângulos da cruz, está gravada as iniciais: C.S.P.B. – Cruz Sancti Patris Benediecti (Cruz do Patriarca São Bento); na linha vertical da cruz vem as iniciais: C.S.S.M.L. – Cruz Sacra Sit Mihi Lux ( Cruz Sagrada Seja Minha Luz); na linha horizontal: N.D.S.M.D. – Non Draco Sit Mihi Dux (Não Seja o Dragão Meu Guia); no alto da cruz está gravado o nograma do santíssimo nome de Jesus: J.H.S., que às vezes é subistituído pela palavra PAX, lema da Ordem de São Bento; partindo do monograma para a direita lêem-se as seguintes iniciais: V.R.S. – Vade Retro Satana (Retira-te Satanás)N.S.M.V. – Nunguan Saude Mihi Vana (Nunca Me Aconselhes Coisas Vãs)S.M.Q.L. – Sunt Mala Quae Libas(É Mau o Que Ofereces)J.V.B. – Jpse Venea Bibas (Bebe Tú Mesmo os Teus Venenos).

e) a cor goles (vermelho) em que o emblema é representado, é símbolo heráldico de dedicação, amor, desprendimento,audácia, coragem e valentia.

As Cores

f) a cor sinopla (verde) simboliza a honra, civilidade, cortesia, alegria, abundância; é a cor simbólica da “esperança” e, a esperança é verde porque alude aos campos verdejantes na primavera, fazendo “esperar” copiosa colheita;

h) o metal jaude (ouro) simboliza a riqueza, nobreza, explendor, grandeza e mando;

Os Ornamentos

i) nos ornamentos exteriores, o milho e o café lembram os principais produtos oriundos da terra, da divisa e fértil, que contribuem para a riqueza econômica do município.

O Listel

j) no listel de goles (vermelho), testemunhando o amor pátrio e a dedicação de seu povo em prol da grandeza de sua cidade, apenas o topônimo identificador “São Bento Abade”, inscritos em letras argentinas (prateadas) identificando o trabalho eficaz e realizador.

Obs.: Com o advento de Decreto Lei nº 148 de 17/12/1938 (data à direita do listel), o povoado é elevado a distrito com denominação de São Bento, pertencendo a Carmo da Cachoeira. Em 31 de dezembro de 1945, teve seu nome mudado para Eremita e, finalmente, por intermédio da Lei nº 2.764 de 30/12/1662 (data à esquerda do listel), foi criado o Município, com a denominação de SÃO BENTO ABADE, quando seu território foi desmembrado de Carmo da Cachoeira.

Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status