Audiência Pública discute leis orçamentárias municipais

Audiência Pública discute leis orçamentárias municipais

A Câmara Municipal de São Bento Abade realizou nesta terça-feira, 16 de novembro, a Audiência Pública para discutir as leis orçamentárias municipais: Plano Plurianual (PPA), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO.
 
O objetivo da audiência por participar a população sobre o que definem as leis orçamentárias que serão votadas pelo plenário.
 
O Plano Plurianual (PPA) traz as diretrizes, objetivos e metas de longo, médio e curto prazo da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos. Ele tem vigência de quatro anos, portanto deve ser elaborado criteriosamente, imaginando-se aonde se quer chegar nos próximos quatro anos. O plano discutido tem vigência de 2022 a 2025.
 
Já a Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento anual propriamente dito. Prevê os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos. Todos os gastos do Poder Executivo para o próximo ano são previstos em detalhe na LOA. É pela LOA que se fixam a estimativa da receita e a das despesas do governo. A lei é dividida por temas, como saúde, educação e transporte. Prevê também quanto o governo deve arrecadar para que os gastos programados possam de fato ser executados.
 
Por fim, a LDO é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos.
 
Ao término da Audiência Pública, que é a oportunidade da população apresentar ideias, críticas e sugestões, os vereadores passam os documentos para as comissões e, posteriormente, votam as leis orçamentárias.
 
SESSÃO ORDINÁRIA
Na Sessão Ordinária que sucedeu a Audiência Pública, a Câmara Municipal de São Bento Abade colocou em única discussão e votou os projetos de lei que definem o PPA, a LOA e a LDO. Por unanimidade, todos os projetos foram aprovados.
 
Além dos projetos orçamentários, outros PLs também foram discutidos em votados, dando sequência nos trabalhos da Casa.
 
GRANDE EXPEDIENTE
O vereador Osmar Braga solicitou, via requerimento verbal, que sejam tomadas providências para a limpeza ao redor da quadra do bairro Jardim das Oliveiras.
 
A próxima Sessão Ordinária está marcada para o dia 23 de novembro, às 19h30.

Compartilhar postagem


Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status